Vou te dizer o que penso

Joan Didion

HarperCollins, 2023

Subi para o meu quarto, tranquei a porta e chorei durante algumas horas. Fiquei um tempo sentada no chão, na frente do meu guarda-roupa, e enterrei o rosto num roupão acolchoado, e então, depois que a humilhação real da situação (todos os meus amigos que se inscreveram em Stanford tinham sido aceitos) se dissipou e se tornou um teatrinho inofensivo, sentei na beirada da banheira e pensei em engolir o conteúdo de um frasco velho de aspirina com codeína. […] É claro que não tomei os comprimidos. Passei o resto da primavera carrancuda, numa revolta moderada, enfiada em cinemas drive-in…

Na voz singular de Joan Didion, esta coletânea reúne doze ensaios que trazem vislumbres das mais diversas temáticas sobre as quais a autora se debruçaria durante a carreira: o jornalismo, a política, a cena californiana, seu processo de escrita e as próprias inseguranças.

Um clássico instantâneo, Vou te dizer o que penso é a última obra publicada em vida por Joan Didion. O prefácio do escritor e curador de arte Hilton Als destaca a importância de Didion e nos mostra por que ela é uma das mais reverenciadas autoras da literatura contemporânea.

Anterior
Anterior

Rachel Cusk, "O impacto da sinceridade"

Próximo
Próximo

Emmanuel Carrère, Ioga