| sobre mim |
Mariana Delfini
Editora, tradutora, crítica, jornalista
14.02.1984
São Paulo | SP
| Experiência |
Coordenadora editorial da Ercolano
[set. 2024 - atual]
Coordenação do processo editorial
Coordenadora editorial do catálogo do MIRADA, Sesc-SP
[jun. – set. 2024]
Coordenação editorial do catálogo da 7ª edição do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas - MIRADA, realizado pelo Sesc-SP em Santos (SP).
Edição de ensaios, redação de textos sobre espetáculos, coordenação editorial da publicação trilíngue (port /esp / en).
Editora-executiva da Tinta-da-China Brasil
[mar. 2023 – abr. 2024 ]
Coordenação do processo editorial e edição dos novos títulos.
A Tinta-da-China Brasil é o selo literário da Associação Quatro Cinco Um.
Editora do perfil Das Letras, revista literária da Companhia das Letras no Instagram
[jul. 2021 – mar. 2023]
Edição do perfil literário @_dasletras, que destaca títulos de ficção, não ficção e poesia dos selos Companhia das Letras e Alfaguara.
Edição de conteúdo, entrevista com autores, roteiro de vídeos.
Coordenadora editorial do projeto “A parábola do Progresso”, Sesc-SP
[jul. 2022 – fev. 2023]
Coordenação editorial da exposição homônima no Sesc Pompeia (out./22 e abr./23), com curadoria-geral de Lisette Lagnado e curadoria-adjunta de André Pitol e Yudi Rafael.
Edição de folder, legendas expositivas e catálogo bilíngues.
Editora, tradutora, preparadora e revisora de texto freelancer
[2008 – ]
Edição, preparação e revisão de texto para editoras como Companhia das Letras, Todavia, Ubu, Cobogó, Âyiné e outras; Revistas Monolito, serrote, ZUM, piauí; instituições como Sesc-SP, Masp, Goethe Institut e Fundação Bienal
Traduções mais recentes: V13 (Emmanuel Carrère, Alfaguara), “O uso da foto” (Annie Ernaux e Marc Marie, revista ZUM), A escrita como faca e outros textos (Annie Ernaux, Fósforo), Um Ocidente sequestrado (Milan Kundera, Companhia das Letras), “Não gosto mais de você agora que todo mundo gosta” (Entrevista de Sophie Calle, revista ZUM), “O impacto da sinceridade” (perfil de Annie Ernaux por Rachel Cusk, revista Quatro Cinco Um), Ioga (Emmanuel Carrère, Alfaguara), Felizes os felizes (Yasmina Reza, Âyiné), Vou te dizer o que penso (Joan Didion, HarperCollins).
Jornalista freelancer
[2008 - ]
Textos recentes: “Este livro é um silêncio estrondoso” [out./ 2021] e “Me escrevam, me escrevam” [set./2020], Quatro Cinco Um; “O universo chamado Clarice” [out./ 2021], Valor Econômico
Material de mediação da Ocupação Mirada 2021 – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas [nov./2021].
Projeto Composição (Sesc-SP) [2023 -]
Roteirista e apresentadora de podcast para o Sesc-SP
[2020 – 2021]
Pesquisadora, entrevistadora, roteirista e apresentadora do podcast Aproximações Pedagógias: A Formação do Ator, produzido pela Soupods para o Sesc-SP, sobre o ensino de artes cênicas no estado de São Paulo (temporada 1) e em universidades brasileiras (temporada 2). Relatora do ciclo de encontros que encerrou o ciclo Aproximações Pedagógicas.
Coordenadora editorial da revista Dramaturgias, Sesc-SP
[abr. 2018 – ago. 2019]
Na primeira edição das Dramaturgias, evento em torno da dramaturgia brasileira contemporânea realizado em 2018 pelo SESC-SP na unidade Ipiranga, criei e editei a revista Dramaturgias, lançada em agosto de 2019 e disponível em unidades do Sesc-SP.
Dramaturgista da Cia. Hiato
[out. 2017 – jul. 2019]
Em 2012 fui convidada a colaborar como dramaturga no espetáculo Ficção. Em 2017 reencontrei a companhia, colaborando como dramaturgista de Odisseia, que estreou em junho de 2018 em São Paulo. Nessa parceria, me dediquei a fornecer conteúdo teórico que fomentasse a criação e a dar feedbacks ao longo dos ensaios.
O relacionamento próximo com o grupo me permitiu adquirir informações e conhecimento para escrever o prefácio de Projeto Ficção, livro que também ajudei a editar e que traz as dramaturgias de Ficção e 2 Ficções. O volume foi lançado pela editora Javali em 2019.
Crítica de teatro
[ago. 2017 – abr. 2018]
Folha de S.Paulo
Editora-assistente da revista Bravo!
[ago. 2010 – abr. 2012]
Como editora das seções de Literatura e Teatro e Dança da revista Bravo! (ed. Abril), coordenava repórteres que escreveriam reportagens, perfis, entrevistas, ensaios a partir de pautas definidas pela equipe em reuniões mensais. Acompanhamento e edição dos textos, além de participar do fechamento, eram outras atribuições.
Prêmio Abril de Jornalismo | Reportagem sobre os diários de guerra de Guimarães Rosa, capa da revista Bravo! de fev. 2008
Repórter da revista Mais
[mar. - ago. 2010]
Revista customizada, produzida pela editora Trip.
Coordenadora de imprensa da editora Cosac Naify
[set. 2008 - maio 2009]
Com a equipe de imprensa, e em colaboração com o editorial, desenvolvi estratégias de comunicação (contato com jornalistas, seleção de veículos, oferecimento de material exclusivo etc.). À medida que me aproximei dos editores, meu interesse pelo trabalho com livros cresceu e dei os primeiros passos nesse mercado.
| Formação |
Mestrado
[2013 – 2016]
Teoria Literária e Literatura Comparada
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
Pesquisa sobre a obra autobiográfica de Emmanuel Carrère, com ênfase em seu Um romance russo.
Bacharelado
[2003 – 2007]
Comunicação Social - Jornalismo
Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo
Ensino Médio e Fundamental
[1992 – 2001]
Colégio Visconde de Porto Seguro – Unidade II (Valinhos-SP)
| Idiomas |
Francês
Inglês
Alemão
Italiano
| Espetáculos |
Balaio
[2012]
Criação coletiva gestada no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) sob supervisão de Antunes Filho e Emerson Danesi. O espetáculo, composto por três cenas independentes de atores-criadores, estreou em março de 2012 no Espaço Beta do Sesc Consolação (SP), onde fez temporada. Circulou no interior paulista (Cubatão, Piracicaba, Sorocaba, Santos), foi apresentado na Virada Cultural (Sesc Vila Mariana, 2012), no Satyrianas (2012) e em Maringá (PR).
Ficção e Odisseia
[2012 e 2018]
Colaboração com a Cia. Hiato, como dramaturgista.